Bloco ‘Geração Alegria’ promete muita animação na avenida hoje à noite

Assistência Social e Cidadania
11/01/2008 14h47

Hoje, sexta-feira, é um dos dias mais esperados por muitos dos idosos e adolescentes inseridos em programas sociais executados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Este é o clima, de muita expectativa e animação, para a participação no Pré-Caju Verão 2008. O Bloco ‘Geração Alegria' promete incendiar a avenida logo mais à noite e contagiar todos os presentes, levando a disposição de 2.300 foliões. Este ano, a festa será animada pela banda Valneijós, que promete agradar todos os gostos. O bloco será o primeiro a passar na avenida e abrirá oficialmente a prévia carnavalesca.

Para os idosos e adolescentes que todos os anos participam da festa, o Pré-Caju é mais um momento de integração e alegria que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) proporciona aos inclusos nos programas sociais. A adolescente Ingrid Bruna Santos, 17, que participa do programa Agente Jovem no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, falou sobre sua expectativa. "Espero que esse Pré-Caju seja o melhor possível. Esse já é o segundo ano que vou participar da festa e gosto muito da alegria que a gente recebe na avenida. Eu adoro carnaval e para mim essa é uma grande oportunidade", disse. "Nós que moramos no Santa Maria, somos alvo de preconceito social e quando estamos participando de uma festa deste porte, mostramos que também temos o direito de nos divertir", completou Ingrid.

Ana Maria Freitas de Oliveira, 17, também integrante do Agente Jovem, destacou a importância de participar da festa. "Já participei duas vezes do bloco da prefeitura e foi ótimo. Espero que esse ano seja ainda melhor. Antes eu não tinha oportunidade de participar do Pré-Caju e quando comecei a participar dos programas sociais da prefeitura comecei a ter muitas oportunidades. Estou muito feliz e hoje estarei na avenida dançando muito", contou.

Para a turma da terceira idade, a empolgação não é diferente. "Eu participo todos os anos e, a cada ano que passa, a festa fica ainda melhor. Tenho certeza que esse ano vou me divertir muito e aproveitar demais", revelou Antônio Dimas do Nascimento, 77, integrante do grupo de convivência da terceira idade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite.

"Vou dançar até o dia amanhecer", revelou dona Josefa Paulina Silva de Oliveira, 71, também integrante do Grupo de Convivência do Creas Gonçalo Rollemberg Leite. "Participo da festa há algum tempo e faço questão de estar todos os anos. Participo de tudo e espero que a diversão seja ainda maior. Como dizem, recordar é viver e quando nós participamos destas festas, recordamos muitas coisas da nossa vida e isso é saúde para nossa alma. Estou feliz demais da conta", completou.

Para a diretora de Assistência Social da Semasc, Edvaneide Souza, uma das responsáveis pela organização do ´Geração Alegria´, o desfile do bloco do Pré-Caju é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela PMA na área social e também um momento de integração. "Levamos em conta a questão da ´intergeracionalidade´. Antes, a gente saía com dois blocos distintos, mas como na nossa política de assistência social a gente trabalha com esse conceito de integração, há três anos a gente vem optando por sair com um único bloco. Nos nossos programas, falamos muito sobre a importância da valorização e do respeito a todo e qualquer cidadão, sobretudo aos idosos. Isso permite que eles enxerguem e aceitem as limitações do outro e vejam que todo mundo tem muito a ensinar", explica.

A atração deste ano já é conhecida dos participantes. Com repertório diversificado e que agrada a todos os gostos, a banda Valneijós fará uma apresentação que promete esquentar e animar todos os presentes. "Tenho certeza de que vai ser um sucesso. Os idosos e os adolescentes gostaram da atração porque eles tocam de tudo, desde marchinhas até as músicas atuais", completou Edvaneide Paes.